
Bom dia amigos e clientes da VWF Fundações, depois de um café reforçado, bora para mais um artigo, alguns leitores já sabem que a VWF Fundações é especializada em estaca escavada, hélice continua monitorada e tubulão à céu aberto, quem não conhece. Hoje pode aprender sobre uma dificuldade encontrada na maioria das obras.
Quando a falta de espaço é um fator determinante, existem diversas opções, utilizadas tanto em obras convencionais, como em reforços de fundações. Tal flexibilidade é possível porque a ferramenta de escavação é relativamente pequena, permitindo o trabalho de locais com pé direito baixo. Além disso, escava qualquer tipo de material, até mesmo concreto e rocha. Trata-se de um dos sistemas mais versáteis, porque a perfuratriz não é contida por materiais que normalmente são obstáculos para outros tipos de equipamentos.
No caso das estacas moldadas in loco, as tecnologias disponíveis vão desde simples estacas-brocas até as modernas estacas Omega e a hélice contínua monitorada. O que diferencia grande parte dos métodos de fundações é o processo executivo. Algumas estacas escavadas usam lama bentonítica, fluido que ajuda a estabilizar a parede da escavação. Seu uso se justifica em obras de maior carga e os equipamentos chegam a atingir 20 m de profundidade. A limitação, no entanto, está na necessidade de um amplo canteiro de obras, não só por causa das grandes máquinas de perfuração, mas também pela necessidade de um tanque de armazenamento de lama e área para deposição do solo escavado.
Gostou? Acompanhe nossas publicações, sinta-se à vontade para compartilhar!