
Tubulões a céu aberto são elementos estruturais de fundações profundas, de grande porte, com seção circular, que apresentam, em geral, a base alargada e que são executados, como o nome sugere, a céu aberto.
Sem Contenção Lateral - Esses tubulões, também chamados de pocinhos, têm seu fuste aberto por escavação manual, ou mecânica, sendo que a base é, em geral, escavada manualmente. Não utilizam nenhum escoramento lateral e, portanto o fuste, e em especial a base, somente podem ser executados em solos que apresentem um mínimo de coesão capaz de garantir a estabilidade da escavação. Nestes casos o diâmetro final resulta sempre maior do que o previsto em projeto (de 5 a 10%), e o atrito lateral ao longo do fuste são reduzidos.
Com Contenção Lateral Parcial - Estas contenções parciais têm aproximadamente 2m e o solo é escoreado antes de prosseguir a escavação.
Com Contenção Lateral Contínua - Um exemplo deste é o Gow, que emprega revestimentos metálicos telescópicos, os quais são recuperados à medida que o concreto é lançado para o interior da escavação. Alguns tipos de equipamentos cravam uma camisa metálica, desde a superfície; ao mesmo tempo em que realizam mecanicamente a escavação, como por exemplo, o tubulão tipo Benotto.Normalmente estes tubulões a céu aberto são exectuados acima do lençol freático pois a escavação manual da base, ou mesmo do fuste, não pode ser executada abaixo do nível da água. Nada impede, entretanto, que se estenda a escavação utilizando-se de rebaixamento do lençol.
Quando se emprega um sistema de rebaixamento, dois problemas podem ocorrer:
- Volume de água a esgotar, que é função da permeabilidade do solo e do desnível de água;
- Forças de percolação prejudicias à estabilidade das paredes laterais do tubulão, e em especial, do alargamento da base.
Se precisar de estaca escavada, hélice continua monitorada, tubulão à céu aberto saiba que a VWF Fundações é especializada no segmento.
O rebaixamento do lençol freático pode ser executado por qualquer processo, até mesmo pela instalação de bombas no interior dos próprios tubulões, ou então em poços destinados a essa operação.
Gostou do artigo? Acompanhe as publicações da VWF Fundações, sinta-se à vontade para compartilhar!