
Para usuários e clientes leigos no assunto, a estaca escavada mecanicamente é um tipo de fundação moldada diretamente dentro canteiro de obras, através de equipamento em forma de hélice (broca de grande porte rotativa). Adaptada em caminhões, ou máquinas dotadas de esteira, ambos são capazes de sustentar o equipamento e se locomover facilmente no local da obra executando os furos conforme especificado no projeto, posteriormente acontece a colocação da armadura de ferro ou aço e logo em seguida a concretagem, esses projetos são utilizados atualmente em fundações de obras para a construção civil, tanto residenciais como industriais e comerciais.
Estaca escavada mecanicamente informações mais técnicas
Para engenheiros e arquitetos já familiarizados. A estaca escavada mecanizada é amplamente empregada conforme cada necessidade específica de obra. As estacas escavadas de grande diâmetro surgiram primeiramente em meados dos anos 80 devido à dificuldades de execução de estacas convencionais (pré-moldadas, Franki e outras. Muitas vezes, o auto custo operacional de outras estacas fizeram com que ocorressem mudanças gradativas na sua forma de execução até chegar as estacas escavadas utilizadas na maioria das empresas do segmento.
A perfuração é feita com lama bentonítica estabilizadora e com agua, quando o terreno permite, o fuste também pode ser preenchido com argamassa pelo processo submerso de bombeamento.
Com o crescimento na utilização de estacas escavadas mecanicamente em diversos estados do Brasil, surge a necessidade de se estudar maiores profundidades através da sondagem do solo, em contrapartida o custo da execução de estaca escavada mecanicamente na maioria das empresas é compatível com o mercado solicitante, diversas empresas do segmento realizam uma verdadeira maratona para a caracterização geotécnica em profundidade.
Sobre custos e valores
Para obras onde há necessidade de maior quantidade de furos, como por exemplo edifícios residenciais, os valores e custos iniciais podem perfeitamente ser negociados diretamente com a empresa, o que torna a contratação dos serviços bem mais acessível.
A VWF Fundações é uma empresa do segmento estaca escavada
Atualmente tanto pequenas como médias e grandes construtoras utilizam os serviços de estacas em fundações de edifícios residenciais, a empresa VWF Fundações é especializada no segmento desde 2001, em seu portfólio de obras possui grandes empresas tornando-se referência no mercado de estaca escavada.
Processo executivo
- Execução dos furos;
- Perfuração (com lama bentonítica ou não);
- Limpeza dos furos;
- Colocação da armadura;
- Injeção do concreto.
Tratando-se de rochas ou solo de maior dureza, usa-se a coroa com vídea ou diamantada. Para solos diversos, utiliza-se a peça batizada por profissionais e operadores por “trado”. O trado pode ser puramente de aço ou dotada de dentes que melhor facilitam a escavação no geral.
Estacas com o Melhor Custo - VWF Fundações
Conte com uma empresa preparada que desenvolve serviços com excelência e eficácia, a VWF Fundações é a melhor empresa quando o assunto é estaca escavada mecanicamente, pois atua sempre com qualidade buscando os melhores benefícios em termos de estacas escavadas para seus clientes pessoa física e construtoras.
Para obter outras informações sobre estaca escavada mecanicamente
Ligue ou se preferir envie sua mensagem.
Solicitar Cotação