
Bom dia amigos e clientes da VWF Fundações, preparados para mais um artigo? Continue com a rápida leitura.
Elementos de fundação moldados “in loco”, executados por meio de trado contínuo provido de tubo central para a injeção de concreto, sob pressão controlada.
Entenda os trabalhos da VWF Fundações aqui: estaca escavada, hélice continua monitorada, tubulão à céu aberto e estaca tipo Strauss.
Toda a operação é monitorada, garantindo controle da profundidade, no prumo da torre, velocidade de rotação, torque, pressão de injeção, entre outros. A perfuração do trado mecânico é uma operação contínua até a profundidade especificada em projeto, garantindo que não haja alívio de tensões significativo do terreno. Isto torna possível executar esta estaca em solos argilosos e arenosos, na presença ou não do lençol freático.
Alcançada a profundidade de interesse, o concreto é bombeado pelo tubo central do trado, preenchendo simultaneamente a cavidade deixada pela hélice que é extraída do terreno sem girar. Neste momento o solo adjacente permanece sem alívio de tensões, pois o concreto preenchido não permite o desconfinamento do solo.
Devido ao método executivo, a colocação de armadura é realizada após a concretagem. A estacas submetidas a tração ou flexo-compressão devem ser armadas em todo seu comprimento e sua armadura, em forma de gaiola, é introduzida na estaca por gravidade ou por auxílio de pilão ou vibrador. Já as estacas submetidas apenas a compressão, estas não necessitam de armadura conforme a NBR 6122, ficando a cargo do projetista a sua definição e pelo menos considerar a armação de ligação com o bloco de coroamento.
Gostou do artigo? Acompanhe as publicações da VWF Fundações, sinta-se à vontade para compartilhar!