
Bom dia amigos da VWF Fundações, nosso artigo de trata de esplanar rapidamente sobre a definição da estaca helice continua. Para quem não conhece a VWF é especializada em: estaca escavada, hélice continua monitorada, tubulão à céu aberto. Continue lendo, saiba mais.
Estacas helice continua da VWF são estacas moldadas na própria obra, servindo como fundações profundas, escavadas por trado mecânico contínuo, servindo como escoramento provisório do próprio furo Junto ao eixo do trado encontra-se a tubulação, que é utilizada para introdução do concreto dentro da escavação simultânea e gradativamente à retirada do trado.
Método de executivo
Na execução da estaca hélice contínua destacamos três fases distintas:
Perfuração - Concretagem - Colocação da armadura da estaca
Perfuração
- A perfuração consiste na haste perfurar o terreno com a hélice, por rotação, por meio de torque apropriado do equipamento para vencer a sua resistência. Para evitar que durante a introdução da haste com o trado haja entrada de solo ou água no interior da haste tubular, existe, em sua extremidade inferior, uma tampa metálica provisória, que é expulsa ao inicio da fase de concretagem.
- O avanço é sempre inferior a um passo por giro e a relação entre avanço e a rotação decresce ao aumentarem as características mecânicas do terreno.
- A metodologia de perfuração permite a sua execução em terrenos coesivos e arenosos, na presença ou não do lençol freático dependendo do tipo de equipamento utilizado.
- A velocidade de perfuração produz em média 250m de estaca por dia dependendo do diâmetro, da profundidade, da resistência do terreno e principalmente do fornecimento continuo do concreto.
Concretagem
Alcançada a profundidade desejada, sempre determinada por processos estáticos em função das sondagens executadas no local da obra, a haste para de girar e o concreto é bombeado através do tubo central, preenchendo simultaneamente a cavidade deixada pela hélice, que é extraída do terreno sem girar por intermédio da ajuda do guindaste.
Gostou do artigo? Acompanhe as publicações da VWF Fundações, sinta-se à vontade para compartilhar!