
Bom dia à todos que acompanham o Blog da VWF Fundações, sintam se à vontade para compartilhar.
O artigo de hoje retrata sobre as estacas escavadas sem lama bentonítica. Continue com a leitura e saiba mais.
Estacas escavadas sem lama bentonítica caracterizam-se por serem moldadas no local após a escavação do solo, que pode ser efetuada através de sondas específicas para a retirada da terra, de perfuratrizes rotativas ou, ainda, com trados mecânicos ou manuais, porém estes últimos com possibilidade de atingir pequenas profundidades.
As estacas assim executadas são definidas como estacas tipo Strauss, com tubo de revestimento recuperável, estacas escavadas mecanicamente com trado helicoidal e estacas tipo Broca. As estacas moldadas no local tipo Strauss têm um processo executivo bem simples, consiste na retirada de terra com sonda ou piteira e simultânea introdução de tubos metálicos rosqueáveis entre si, até atingir a profundidade desejada, posteriormente procede-se a concretagem com apiloamento e retirada da tubulação através de guincho.
Deve-se ressaltar a importância na retirada desta tubulação para a integridade destas estacas. São usualmente utilizadas embutindo-se sua ponta em solos coesivos, podendo ser executadas junto às divisas.
Existe também, a possibilidade de emprego em locais confinados e terrenos acidentados, devido à simplicidade do equipamento necessário.
A execução não causa vibrações, contudo possuem capacidade de carga inferior as estacas prémoldadas e não são recomendáveis abaixo do nível d’água, principalmente se o solo for arenoso.
Serviços VWF Fundações: estaca escavada, hélice continua monitorada, tubulão à céu aberto.
Gostou do artigo? Acompanhe as publicações da VWF Fundações, sinta-se à vontade para compartilhar!