
Bom dia para todos os amigos e clientes que acompanham as publicações da VWF Fundações. Saiba nesse artigo como se planejar e evitar prejuízos na obra durante os dias de chuva.
Principais serviços VWF Fundações: estaca escavada, hélice continua monitorada, tubulão à céu aberto.
A chuva pode ser um dos maiores inimigos da construção. Começar uma obra sem levar em conta o período chuvoso pode trazer impactos negativos, como atrasos ou paralisações dos trabalhos, perda de materiais e maior preocupação com a segurança dos profissionais.
Um dos maiores sonhos de quem trabalha no setor da construção civil é poder controlar o tempo, mas, infelizmente, isso não é possível. As épocas de temporal, por exemplo, são um pesadelo para os colaboradores que estão em campo, e não é à toa!
Mas você pode ter algumas cartas na manga para não ser pego de surpresa por uma tempestade
Planeje a obra de acordo com as condições climáticas
- É importante planejar a obra levando em conta o clima e as estações do ano. Isso porque algumas etapas, como locação de obra, fundação e concretagem, por exemplo, não devem ser executadas em períodos chuvosos.
- Ainda no período de estudo da construção, confira as métricas pluviais da região e defina os prazos para a execução de cada atividade. Assim, você pode programar as etapas para começarem e terminarem no tempo mais adequado.
Mantenha-se atualizado quanto à meteorologia
- Ficar de olho na previsão do tempo e nas condições climáticas durante o dia também é fundamental para evitar prejuízos. No verão, por exemplo, as chuvas são bastante frequentes, o que dificulta a execução das tarefas.
Prepare-se para imprevistos
Manter os colaboradores preparados para lidar com adversidades é uma necessidade de todo bom profissional. Por isso, eles devem estar prontos para, ao menor sinal de chuva, recolher os equipamentos e materiais para não causar nenhuma perda ou prejuízo.
Independentemente da intensidade da chuva, é importante manter a ordem e prezar pela segurança e saúde de todos os colaboradores da obra. Portanto, nada de correria na hora de recolher os objetos!
Além disso, para que todos estejam protegidos, além do uso dos equipamentos de segurança individuais, como botas, luvas e capacetes, que são obrigatórios independentemente do clima, capas de chuvas também devem estar disponíveis para todos os funcionários.
Gostou do artigo? Acompanhe as publicações da VWF Fundações, sinta-se à vontade para compartilhar!