
Bom dia amigos e clientes da VWF Fundações, vamos para mais um artigo? Hoje vamos explicar resumidamente sobre fôrmas para moldagem de concreto.
A construtora responsável pela obra deve executar e montar as fôrmas obedecendo rigorosamente às especificações do projeto. As fôrmas e escoramentos poderão ser de madeira, metálicos, industrializados ou outro material aprovado pela gerencia ou engenharia da obra e conforme o grau de acabamento previsto para o concreto em cada local.
Pesquise aqui os serviços da VWF Fundações: estaca escavada, hélice continua monitorada, tubulão à céu aberto e estaca tipo Strauss.
O projeto de fôrmas é basicamente executivo e tem como objetivo otimizar a obra em sua qualidade, com a geometria da mesma, adequada, de maneira que os acabamentos não excedam as tolerâncias admitidas. O ideal é uma compatibilização com o projeto estrutural de maneira a se evitar detalhes de muito recortes, o que prejudica a montagem e a qualidade das formas. Deve-se buscar a padronização máxima, para se facilitar à execução e conferência dos trabalhos.
Recomenda-se a utilização de chapas de compensados de 18 mm com 13 ou 21 lâminas, plastificada com um filme de 180 g/m2. a construtora deve apresentar o projeto de fôrmas, a fiscalização ou administração da obra bem como acompanhar a execução. As fôrmas devem ter resistência suficiente para suportar as pressões resultantes do lançamento e da vibração do concreto, devendo ser mantidas rigidamente na posição correta, para não sofrerem deformações. Devem ser estanques, de modo a impedir a perda da nata do concreto.
Devem ser observadas as especificações das fôrmas comuns no que diz respeito ao resultado que se pretende na moldagem do concreto.
Gostou do artigo? Acompanhe as publicações da VWF Fundações, sinta-se à vontade para compartilhar!