
Bom dia amigos e clientes da VWF Fundações, leia esse artigo e mantenha-se informado sobre a melhor opção a ser adotada, tanto em fundações de obras residenciais como obras industriais.
Os serviços relativos à execução de fundações diretas serão executados quando indicados no projeto, obedecendo rigorosamente às orientações do mesmo e, eventualmente, às especificações complementares definidas por um engenheiro responsável.
As fundações diretas devem ser executadas em terrenos naturais, preferencialmente em corte. Caso seja área de aterro, cuidados especiais devem ser tomados para garantia de resistência e minimização de recalque. Esses cuidados envolvem escolha de material adequado, levantamento de propriedades geotécnicas, preparo do terreno natural, controle contínuo “in situ” de umidade, densidade e grau de compactação, equipamento de compactação, entre outros.
Quando os solos próximos à superfície do terreno apresentam baixa capacidade de carga e/ou alta compressibilidade, não permitindo o emprego de fundações rasas, as cargas estruturais são transferidas a maiores profundidades, por meio de fundações denominadas profundas. As fundações profundas podem ser:
Fundações por Estacas:
São elementos de secção transversal reduzida em relação ao comprimento. São posicionadas com o uso de equipamentos situados à superfície do terreno. Podem ser utilizadas várias estacas para transmitir a carga de um pilar ao terreno através de blocos de coroamento.
Fundações por Tubulões:
São elementos cuja secção transversal do fuste tem dimensão mínima de 70 cm, construídos por escavação manual ou mecânica, para permitir a entrada de pessoal em seu interior na execução da base alargada. Em geral, um tubulão basta para transferir a carga de um pilar ao subsolo.
Especializada em:estaca escavada, hélice continua monitorada, tubulão à céu aberto e estaca tipo Strauss a VWF Fundações se prontifica em viabilibilizar a melhor solução conforme sua obra.
Gostou do artigo? Acompanhe as publicações da VWF Fundações, sinta-se à vontade para compartilhar!