
Os poceiros são responsáveis por todos os tipos de fundações e construções que observamos diariamente nas cidades ou mesmo em lugares inóspitos. Estão entre os tipos de constrições as casas, edifícios, pontes, viadutos, entre outros.
Poceiros e definição técnica
Os poceiros são profissionais que compreendem perfeitamente o comportamento de cada tipo de solo e por isso são capazes de determinar a melhor forma de se construir em um local específico. Estes profissionais utilizam-se de diversas ferramentas para atuar sobre o solo, como, picaretas, cavadeiras, perfuratrizes, bate-estacas, entre outros.
Para que fique mais fácil o entendimento das funções dos poceiros pode-se explicar da seguinte forma: eles são os principais responsáveis para que uma obra saia de acordo com o projeto. São eles que devem prover o suporte para construções e fundações de casas, edifícios, entre outros.
Diferentes formas de fundação
Baldrame
O baldrame pode ser considerado o tipo mais comum dentre todas as fundações. Para sua construção é necessária uma viga que deve ser confeccionada diretamente no solo dentro de um pequeno furo. O baldrame pode ser construído com a utilização de diversos tipos de materiais, como concreto, alvenaria, entre outros.
As construções que se utilizam deste tipo de fundação normalmente são residências mais simples.
Sapatas
Os lugares que são inacessíveis para utilização do baldrame muitas vezes o são para execução da sapata. Ela é constituída por um bloco de concreto armado que pode ser utilizado em um solo de menor resistência e aguenta uma construção mais pesada.
Estaca
As estacas suportam construções de altura mediana em solos de menor resistência. Elas podem ser moldadas in loco ou pré-moldadas.
As estacas podem ser fabricadas de materiais diferentes, como concreto, metal e madeira. Uma diferença delas em relação às anteriores é que em determinados solos com presença de água ela torna-se uma alternativa.
Tubulão
Os tubulões são indicados principalmente para solos com presença de água, pois este tipo de fundação provê maior proteção para a perfuração. São indicados principalmente para solos de menor resistência.
As construções baseadas neste tipo de fundação comumente são pontes, viadutos e similares. Dentre os métodos utilizados para construção do tubulão estão: a céu aberto e ar comprimido.
Profissionais treinados garantem um trabalho seguro na Obra
Os poceiros precisam estar capacitados e sempre atentos para saber qual a capacidade máxima que um determinado tipo de solo pode suportar, um erro pode causar imensos prejuízos. Os poceiros devem também ficar atentos ao peso projetado para construção e tudo que ela irá levar em seu interior.