
Bom dia amigos e clientes da VWF Fundações, 2018 já ficou para trás e agora estamos com um ano novinho em folha para que possamos aproveitá-lo ao máximo possível, se pudermos aproveitar com bastante trabalho teremos novamente nosso objetivo alcançado.
Muitos de vocês já sabem que a VWF Fundações é especializada em estaca escavada, hélice continua monitorada, tubulão à céu aberto e outros serviços. Hoje vamos resumidamente, descrever sobre polímeros que ajudam no processo durante as escavações.
Antigamente eles eram vistos como inviáveis num contexto dominado pelo uso de bentonita, que é uma lama com capacidade de fazer um filme nas paredes do furo evitando o desabamento da perfuração durante a escavação, facilitando o processo, hoje os polímeros se apresentam como solução ambiental imposta pela modernidade.
Com efeito, os polímeros oferecem muitas vantagens em relação à bentonita e, mesma solução de condição de equilíbrio das paredes gerado um gradiente equilibrado de empuxos e um custo acessível hoje até menor que o valor da bentonita. Com a queda da qualidade da bentonita brasileira e o desenvolvimento de polímeros de última geração, podemos equiparar 50 kg de bentonita a 1 kg de polímero em termos de rendimento.
Gostou do artigo? Acompanhe as publicações da VWF Fundações, sinta-se à vontade para compartilhar!