
Os posseiros são aqueles que trabalham com projetos de fundações ou construções. Eles dependem do comportamento que o solo para determinar como serão as obras feitas em determinado local. Os posseiros podem atuar sobre diversos tipos de solos e com diversos materiais, tais como: cavadeira, picareta, bate-estacas, perfuratrizes, entre outros. Para simplificar e melhor elucidar as funções dos posseiros, pode-se dizer que eles são responsáveis pela obra, que geralmente são formatadas para servir de suporte para construção de casas, edifícios, pontes, entre outros. São diversos os materiais que podem ser utilizados nas fundações, e para saber qual se deve usar, os posseiros analisam o tipo de solo encontrado no local das obras.
Os posseiros oferecem os serviços para diversas fundações
Baldrame
Dentre todos os tipos de fundações, o baldrame é o mais comum. Trata-se de uma viga construída diretamente no solo dentro de um pequeno buraco. Ele pode ser confeccionado com diversos tipos de material, como: alvenaria, concreto, entre outros.
É indicado para residências térreas sobre solo seco.
Sapata
A sapata é utilizada principalmente em locais onde não se pode usar o baldrame. É constituída por um bloco de concreto armado e diferentemente do baldrame pode ser feita em um solo de baixa resistência e suporta um maior peso na construção. Portanto, indica-se o uso tanto para solos mais macios como para aqueles mais secos.
Estaca
As estacas são especialmente indicadas para os solos mais fracos ou em prédios de altura mediana. Elas podem ser moldadas in loco ou pré-fabricadas. Dentre os materiais que as constituem estão o concreto, a madeira e o metal.
A estaca do tipo pré-moldada pode ser utilizada em solos onde exista a presença de água.
Tubulão manual
O tubulão também pode ser indicado para solos mais fracos, mas dentre as possibilidades é o mais indicado para solos onde exista água. Por isso é muito utilizado na construção de Pontes. Os tubulões podem ser construídos por dois métodos principalmente: a céu aberto e ar comprimido.
Resistência do solo
Os posseiros têm a função de mensurar qual a capacidade máxima que um solo pode aguentar, afinal se houver erro a estrutura pode ceder e o prejuízo é enorme.
Em outros casos, é importante que os posseiros saibam qual o peso da casa e levem em consideração tanto a sua estrutura como tudo que irá ser colocado em seu interior. Pois, esta é uma caracterização importante para determinar a melhor forma de fazer a fundação.
Para contratar profissionais posseiros mantenha contato
Para outras informações deixe sua mensagem no formulário ou ligue.
Solicitar Cotação