
Quando se trata de grandes obras, podemos dizer que a desordem tende a tomar conta do canteiro, a não ser que a supervisão faça “vista grossa”, segue abaixo algumas informações que podem te ajudar a tornar seu canteiro melhor organizado, mesmo com muitos materiais. Para vocês nosso bom dia, boa leitura!
As barras de aço podem ser guardadas em locais abertos por um período máximo de 90 dias. Procure guardar barras de mesmo diâmetro juntas e não deixando em contato com a terra.
Onde guardar a areia? Faça um cercado de madeira estocando areia em terreno plano, sempre coberta com lona plástica.
Guardando as pedras: Armazene as pedras seguindo a mesma instrução da areia. Sem a necessidade de lona para cobrir.
Cimento: Procure sempre armazenar o cimento empilhado, em um local seco e fechado, se não pretende abri-lo, por no máximo 30 dias.
Conexões e tubos: Nunca os deixe no sol e separe os materiais de acordo com o tipo para melhor busca posterior.
Cabos, tomadas, caixas de luz e materiais elétricos em geral: Separe-os por itens e guarde em local fechado.
Azulejo e piso cerâmico: Não coloque em locais úmidos e empilhe-os sem retirar as embalagens de papelão para melhor conservação.
Tijolos e blocos: Coloque-os empilhados não devendo ultrapassar 1,80m de altura e cubra-os com uma lona. Já os tijolos aparentes precisam ser empilhados em cima de um estrado de madeira para maior durabilidade livre de contato com a terra e água.
O cal: Assim como o cimento, deve ser empilhado em um local fechado, longe da umidade.
Telhas e coberturas: Empilhe as de barro verticalmente e disponha-as para ficarem próximas aos locais de utilização. As metálicas devem ficar levemente empilhadas para evitar o acúmulo de água, algumas telhas plásticas podem ficar ao tempo caso não haja espaço dentro da obra.
Vidros e esquadrilhas: Como pertence à etapa de acabamento da obra, use assim que chegar. Não deve ser estocado, necessitando apenas de cuidados para evitar quebra, já que a utilização será rápida.
Se quiser conhecer os principais serviços da VWF Fundações basta acessar: estaca escavada, hélice continua monitorada, tubulão à céu aberto.
Gostou do artigo? Acompanhe as publicações da VWF Fundações, sinta-se à vontade para compartilhar!