
O ensaio mais requerido atualmente na construção civil, de muitos países e no Brasil, é a sondagem de solo, conhecida também como sondagem à percussão, pelo qual obtém-se informações que tornem possível a escolha da fundação mais adequada a ser usada.
Inicia-se os procedimentos de sondagem de solo montando uma torre na forma de um tripé em cima de cada coordenada da sondagem de solo. Estes tripés têm roldanas, cordas e altura variante. A escavação começa com o trado manual após a retirada da amostra à zero metro; o amostrador padrão das hastes perfurantes é posto na base do furo; marca-se com giz uma linha de 45 centímetros na haste, subdividida em tamanhos iguais de 15 centímetros; se levanta o martelo, chamado também de “peso batente”, de 65 quilogramas, até uma altura de 75 centímetros é solto em queda livre para acertar a haste perfurante. Até que o amostrador adentre 45 centímetros no solo, o procedimento é feito outra vez; o índice de resistência do solo na altura em que o ensaio foi realizado é mostrado pela quantidade total de golpes para a penetração do amostrador nos últimos 30 centímetros.
Através da sondagem de solo é possível:
Verificar o nível do lençol freático e a coletagem de amostras de todas camadas do subsolo,
Saber a determinação do perfil geológico e a carga que as camadas do subsolo suportam,
Encontrar nas superfícies das camadas do solo as possíveis linhas de ruptura que existem em sua superfície,
Enumerar a especificação da consistência e qualidade dos solos argilosos e arenosos.
Outras orientações para sondagem de solo:
São atribuídas as posições e quantidades dos pontos que são sondados depois de um planejamento prévio, que considera sempre caracterização do terreno e o tipo de obra.
Usa-se o trado cavadeira ou helicoidal em operações feitas após as de perfuração, até que seja atingido o nível da água, trocando com os procedimentos da amostragem. A sondagem de solo estará terminada quando conceber o critério técnico suficiente para a concretização daquela obra.
Após a sondagem de solo é possível classificar os resultados obtidos
A partir de suas características as amostras escavadas receberão suas classificações. Soma-se à caracterização do solo também a determinação de sua consistência e da origem geológica da formação, para complementar os resultados obtidos. No último relatório tem-se a planta de onde a obra será executada com as informações que farão mais precisa a escolha do tipo de fundação que será usado.
VWF Fundações e Sondagens - 16 anos no Segmento
Outras especificações sobre Sondagem de solo, fale através do telefone.
Se preferir deixe sua mensagem no formulário.
Solicite Cotação