
Bom dia, amigos e clientes da VWF Fundações, estão preparados para mais um artigo? Leia e entenda o procedimento da sondagem rotativa. Se precisar dos serviços acesse: estaca escavada, hélice continua monitorada, tubulão à céu aberto.
Quando uma sondagem alcança uma camada de rocha ou quando, no curso de uma perfuração, as ferramentas das sondagens à percussão encontram solos de alta resistência, blocos ou matacões de natureza rochosa, é necessário recorrer às sondagens rotativas.
A sondagem rotativa tem como principal objetivo a obtenção do testemunho, isto é, de amostras da rocha. No entanto, elas também permitem a identificação das descontinuidades do maciço rochoso e a realização de ensaios in situ no interior da perfuração, como por exemplo, o ensaio de perda d’água. Este fator é importante quando se deseja conhecer a permeabilidade da rocha ou a localização das fendas e falhas.
A realização de sondagens exclusivamente pelo processo rotativo, só se justifica quando existe afloramento de rocha, ou quando não há necessidade da investigação detalhada através da coleta de amostras das camadas de solos residuais, sedimentares ou coluviais, que na maioria dos casos recobrem o maciço rochoso.
Gostou do artigo? Acompanhe as publicações da VWF Fundações, sinta-se à vontade para compartilhar!