
A qualidade das estacas do tipo hélice contínua podem ser atestadas por dois testes mais comuns, sendo eles: PIT e prova de carga estática. O PIT é um ensaio que visa determinar a variação ao longo da profundidade das caracteristicas do concreto. É usado para detectar falhas nas estacas moldadas in loco.
O ensaio acontece colocando-se um acelerômetro no topo da estaca para a captura de ondas de tensão. Após a instalação,são aplicados golpes na superfice da estaca, criando as ondas que seram monitoradas pelo acelerômetro.
A análise da propagação dessas ondas fornecem dados sobre a integridade da estaca como fissuras, estrangulamentos ou alargamentos.
É um teste barato, de fácil execução e de alta produtividade. A prova de carga estática consiste em sobre a estaca ensaiada ser montado um sistema de reação, onde um macaco hidráulico será instalado para exercer uma reação conhecida.
Através dispositivos de medição se registram os deslocamentos e os recalques. Este teste pode levar a uma otimização do projeto quando realizado emuma estaca teste prévia, pois os resultados asseguram a capacidade de carga da estaca.
A VWF Fundações é especializada em Estacas Escavadas, estaca Strauss, Estacas do tipo hélice contínua e outros serviços, para saber mais mantenha contato.
Gostou do artigo? Acompanhe nosso Blog. Sinta-se à vontade para compartilhar!