
A escolha do tipo de fundação adequada para uma determinada obra deve estar atrelada, em primeiro lugar, as informações sobre a topografia do terreno, sondagens de reconhecimento do subsolo, indo, em alguns casos, além do que é exigido pelas normas técnicas. Muitas vezes, na escolha da fundação são privilegiados critérios como custo e velocidade de execução, e essa é a causa de grande parte dos problemas futuros que uma fundação possa a vir representar.
Os tipos de fundações estão resumidamente divididos em 2, são eles: Fundações Rasas (diretas) e Fundações Profundas (indiretas). O tipo de fundação tem grande influência no projeto da edificação, pois cada uma tem diferentes cálculos a serem feitos. As construções menores são mais fáceis e precisam de fundação menos detalhada sem muitas exigências.
A partir destes parâmetros básicos, escolhe-se a opção que for mais econômica, que seja executada mais rápido e que atenda as particularidades e necessidades de cada obra.
Entenda melhor sobre os tipos de fundações existentes
Fundações diretas ou rasas.
Alguns exemplos e tipos de fundações diretas: Fundação por sapatas, fundação por blocos e radier.
O que caracteriza, principalmente uma fundação rasa ou direta é o fato da distribuição de carga do pilar para o solo ocorrer pela base do elemento de fundação, sendo que, a carga aproximadamente pontual que ocorre no pilar, é transformada em carga distribuída, num valor tal, que o solo seja capaz de suportá-la.
Estes tipos de fundações, possuem a função de transmitir toda a carga da estrutura diretamente no terreno, comumente executadas em valas rasas iniciadas por blocos, radier e sapatas em seu alicerce.
Esses tipos de fundações são tipicamente projetados com pequenas escavações no terreno sem a necessidade grandes equipamentos para a execução. Esses tipos de fundações também são chamados de fundações superficiais. Entre eles: sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas, alicerces em blocos, vigas baldrames e outros tipos de fundação.
Fundações indiretas ou profundas
Alguns exemplos e tipos de fundações indiretas: Fundação por estacas escavadas, estaca hélice contínua e tubulão à céu aberto.
São aquelas que transferem a carga por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por meio de um fuste. Estes tipos de fundações transmitem a carga através de estacas ou tubulões. São aquelas cujas bases estão implantadas a mais de duas vezes a sua menor dimensão, e a mais de 3 m de profundidade.
As fundações profundas são utilizadas geralmente em projetos maiores que precisam transmitir grandes cargas ao solo e quando as camadas superficiais do terreno costumam ser fracas. Incluem-se neste tipo de fundação as estacas, tubulões e caixões.
Edifícios e torres residenciais e comerciais, necessitam de fundação maior e, portanto devem ter tem um projeto melhor elaborado. A utilização de estacas escavadas ou cravadas é um diferencial necessário a esses projetos.
Quando bem desenvolvido, fazendo uso de variados dispositivos e profissionais qualificados os tipos de fundações aumenta a rapidez no projeto e no tempo de execução da obra como um todo.
Sobre a empresa VWF Fundações
Sendo uma das melhores empresas de fundações de São Paulo. A VWF Fundações é uma empresa especializada no segmento engenharia de fundações para a construção, que oferece serviços referentes à diversos tipos de fundações, entre eles, perfuração de estacas, estaca escavada, estaca helice continua, estaca hélice contínua monitorada, fundação strauss, estaca helicoidal, estaca escavada com lama, fundação profunda, fundação tubulão, execução de fundações de residências e outros.
VWF Fundações - Grande Experiência no Segmento
Mais de 17 anos no segmento deram à VWF Fundações a possibilidade de ter consigo uma equipe qualificada e capaz de produzir os melhores projetos para atender a todas exigências de seus clientes. Para a empresa o mais importante é crescer ainda mais, para continuar melhorando seus projetos. Fruto de trabalho desenvolvido em contato direto com os proprietários, arquitetos e engenheiros de cada obra, o projeto executivo final dos mais variados tipos de fundações, atende aos critérios de todos os profissionais envolvidos, sendo as várias fases executivas analisadas, de modo a oferecer o melhor atendimento e exigências de cada fundação.
Gostou do artigo? Acompanhe nosso Blog, sinta-se à vontade para compartilhar!