
Bom dia amigos e clientes que acompanham o Blog da VWF Fundações, mais um artigo nos ensina sobre fundações. Continue a leitura e saiba sobre os tubulões.
O tubulão é um elemento de fundação profunda de grande porte, com seção circular, executado com ou sem revestimento. Pode ser escavado a céu aberto, submerso ou sob ar comprimido (pneumático), e ter ou não base alargada. Até alguns anos atrás, sempre se previa a descida de uma pessoa para escavar ou fiscalizar o interior dos tubulões, contudo, com a mecanização das escavações esta prática não é mais indispensável.
Os tubulões a céu aberto são poços executados sob pressão atmosférica, acima do nível d'água, ou abaixo, caso seja possível bombeá-la sem risco de desabamento. Os poços são abertos com diâmetro mínimo de 0,60m, e as profundidades podem variar até cerca de 30m. Após a escavação e posicionamento da armadura realiza-se a limpeza ou esgotamento da água. A carga é transmitida até o solo resistente por atrito lateral através do fuste e de uma base alargada tronco-cônica.
Durante a concretagem não há necessidade da utilização de vibrador, minimizando a possibilidade de segregação do concreto. Em geral, a resistência característica do concreto não é preponderante neste tipo de fundação, sendo que a resistência característica do concreto, fck=15Mpa, é suficiente a maioria dos casos.
Precisa de serviços? Acesse os links: estaca escavada, hélice continua monitorada, tubulão à céu aberto.
Entretanto, é muito importante para qualquer elemento de fundação moldado in loco, que o concreto empregado possua alta plasticidade. Desta maneira, obtém-se um concreto mais homogêneo e com menor índice de vazios.
Gostou do artigo? Acompanhe as publicações da VWF Fundações, sinta-se à vontade para compartilhar!